• Rua Doutor Veiga Filho 350, Conj. 708/709 | Higienópolis | São Paulo | SP
  • (11) 3663-3041 | (11) 3661-8109 | (11) 97056-7833

Blog

Dicas de verão

Dicas de verão
Dez dicas para você aproveitar o verão sem descuidar da saúde

 

1. EVITE O SOL NOS HORÁRIOS DE PICO

Sei que é pedir muito, evite o sol entre 11 da manhã e 4 da tarde. É justo nesse horário que você vai à praia? Pena, porque nesse momento os perigosos raios ultravioleta tipo B (UVB) são mais intensos, o que aumenta seu risco de desenvolver câncer de pele ao longo da vida. A exposição ao sol forte também acelera o envelhecimento pele. Assim, se você for à praia ou piscina nos horários de pico do sol, fique sob o guarda-sol, use chapéu com abas largas, óculos de sol, passe filtro solar e, se possível, vista uma camiseta.


2. USE FILTRO SOLAR COM FPS 30 OU MAIS, E QUE PROTEJA CONTRA UVB E UVA

O número mínimo de FPS recomendável para peles brancas e morenas é 30. Pele negra pode usar FPS 15. O número do FPS indica a proteção anti-UVB. Por isso, além do número FPS, é importante procurar no rótulo a indicação de que o filtro também age contra UVA, ou ultravioleta tipo A. Aplique o filtro antes de ir ao sol, e reaplique a cada 3 horas ou até antes, se você suar ou se molhar. Filtros à prova d´água também precisam ser reaplicados depois de um banho de mar ou piscina. Não dispense o filtro se você sair ao sol antes das 10 da manhã ou após as 4 da tarde.


3. APLIQUE FILTRO SOLAR NO DIA A DIA

O filtro deve ser passado todos os dias, mesmo quando a gente não está na praia ou na piscina. O sol que a gente pega no dia a dia, sem nem perceber, também aumenta a predisposição ao câncer de pele e envelhece a pele. Infelizmente este hábito ainda não pegou na maioria da população. Um levantamento do INCA (Instituto Nacional de Câncer) mostrou que apenas 10% dos homens e 25% das mulheres usam filtro diariamente. Passar creme todos os dias é mesmo chato. Mas não dá para bobear: esse hábito, relativamente simples, é importante para a saúde.


4. HIDRATE-SE

Beba antes mesmo de sentir sede. O ideal, num dia quente de verão, é beber aproximadamente três litros de água ao dia. Isso hidrata e previne a insolação. Beba água, água de coco, sucos, bebidas esportivas. Não exagere nas bebidas alcoólicas, que predispõem nosso organismo à desidratação.


5. QUANDO ESTIVER SOB O SOL, MOLHE PERIODICAMENTE SUA PELE

Essa dica vale para quem está na praia ou piscina. Molhar a pele de vez em quando ajuda o organismo a controlar a temperatura interna. Tome um banho de mar ou piscina nos momentos mais quentes do dia. Ou então, borrife água no corpo.


6. USE ROUPAS CLARAS E AREJADAS

Prefira roupas claras, que esquentam menos. Use tecidos de fibras naturais, como algodão. A roupa deve ser folgada, para permitir a ventilação da pele e evaporação do suor. Nos momentos de exposição intensa ao sol, uma dica é usar roupas especiais, confeccionadas com filtro solar integrado à fibra do tecido. Nesse caso, o tecido não é natural, mas também é bom porque não esquenta. Esse tipo de roupa é vendida em lojas especializadas. Algumas roupas esportivas também usam essa tecnologia.


7. PASSE PROTETOR SOLAR NOS LÁBIOS

Algumas partes do nosso corpo acabam esquecidas, o que é um perigo. Não se esqueça de proteger seus lábios. Também se lembre de proteger orelhas, nuca e peito do pé.


8. CUIDE DE SUAS CRIANÇAS

Os cuidados com as crianças são praticamente os mesmos listados acima, mas redobrados. Estima-se que 80% da radiação solar que pegamos durante a vida toda aconteça na infância. Como a dose acumulada de radiação solar é importante na gênese do cancer de pele, é fundamental proteger a pele das crianças. Não importa que elas não queiram. Procure alternativas agradáveis, como filtros em spray, que facilitam a aplicação, ou coloridos, que podem atrair a simpatia dos pequenos. Se os olhos ardem por causa do filtro, passe no rostinho um filtro em bastão. Não use filtro em crianças com menos de seis meses. Nesse caso, não leve o bebê ao sol. Deixe-o à sombra, num lugar ventilado e vista-o com roupas confortáveis e arejadas, com tecido natural.


9. QUER FICAR BRONZEADO? USE UM AUTOBRONZEADOR

O autobronzeador é um creme que reage com a pele e muda sua cor. A pele escurece e fica bronzeada. Os autobronzeadores não prejudicam a pele.  Mas, se você está com a pele escura por conta do efeito do autobronzeador, não se iluda: sua pele continua tão sensível ao sol quanto antes. Assim, use filtro solar ou você ficará queimado.


10. SE VOCÊ SE QUEIMOU, EVITE SOL POR ALGUNS DIAS

Pele vermelha que nem camarão tem que ser protegida em dobro. Não exponha essa pele delicada ao sol. Use hidratantes, não estoure bolhas e não puxe a pele que está começando descascando. Para aliviar o ardor, além de passar hidratante na pele, tome banho com água morna ou fria e evite excesso de sabonete.



Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica

whatsapp
whatsapp