• Rua Doutor Veiga Filho 350, Conj. 708/709 | Higienópolis | São Paulo | SP
  • (11) 3663-3041 | (11) 3661-8109 | (11) 97056-7833

Blog

Micose de virilha

Micose de virilha
"Todos os anos, no verão, meu filho de 22 anos pega micose na virilha. Isso acontece há 5 ou 6 anos. O que ele deve fazer para evitar isso? Será que ele tem algum problema de saúde mais grave?"

(Lea)

 

Lea, micoses na virilha são comuns no verão, principalmente nos homens. São causadas por um tipo de fungo invisível a olho nu e que se alimenta de queratina, proteína que existe na pele, cabelos e unhas.

Estamos sujeitos ao contato com fungos causadores de micose de pele em várias situações: na academia, na praia, no clube, no trabalho, na escola. Para a micose se desenvolver, além do contato, o fungo precisa encontrar condições para sobreviver e se multiplicar. A virilha, por ser escura, quente e abafada, oferece essas condições. O verão quente e úmido favorece ainda mais os fungos. E na praia ou piscina, com calção molhado e suor, a virilha passa mais tempo úmida.

Ter micose de pele recorrente na virilha não significa um problema maior de saúde, não se preocupe. Por outro lado, para evitar o incômodo, oriente seu filho a usar durante o verão roupas que permitam a ventilação da pele. Ele deve escolher roupas de algodão e evitar as de tecido sintético. Isso vale para calças, bermudas e também para roupas de baixo. Na praia ou piscina, ele não deve ficar com calção molhado por muito tempo. Depois do banho, deve secar cuidadosamente a virilha. Se não ficar completamente seca com toalha, ele pode complementar com papel higiênico.

 

Tratamento

É feito com antifúngicos de uso local ou por via oral, dependendo da intensidade da micose e sempre com orientação de um dermatologista.



Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica

whatsapp
whatsapp