• Rua Doutor Veiga Filho 350, Conj. 708/709 | Higienópolis | São Paulo | SP
  • (11) 3663-3041 | (11) 3661-8109 | (11) 97056-7833

Blog

Ácido retinóico não combina com verão

Ácido retinóico não combina com verão

"Faço tratamento anti-rugas com ácido retinóico. Devo suspendê-lo durante o verão?"

(Nara)

 

Resposta da Dra. Lucia:

Nara, seu tratamento é bom, pois ácido retinóico é um dos melhores ativos para retardar ou reverter os sinais de envelhecimento da pele. Ele melhora a qualidade do colágeno, a fibra que dá firmeza e sustentação à pele. Com isso, combate rugas e flacidez. Também promove renovação das células da pele, deixando-a mais bonita. E ainda clareia manchas e controla a oleosidade excessiva da pele.

 

O verão

O problema do ácido retinóico é que ele deixa a pele hipersensível ao sol. Isso significa que se você se expuser indevidamente ao sol, terá mais propensão a ficar com queimaduras e manchas do que o usual. Portanto, enquanto estiver usando ácido retinóico, redobre o cuidado com proteção solar, usando filtro no dia-a-dia e evitando exposição excessiva ao sol.

Suspender temporariamente o uso de ácido retinóico é boa ideia, dependendo do seu estilo de vida. Se você pretende ir a praia ou piscina num fim de semana qualquer, não use o ácido naquele fim de semana. Se você pretende passar o verão na praia ou frequentando uma piscina, interrompa o tratamento. Se você mora em uma região quente onde não dá para evitar exposição ao sol no verão, mesmo sem ir a praia ou piscina,  também interrompa o tratamento. Por outro lado, se você não se expõe ao sol forte, então use filtro solar e mantenha seu tratamento com ácido retinóico.

Os substitutos

Mesmo suspendendo temporariamente o uso do ácido retinóico, não suspenda seu tratamento de pele. Existem bons ativos que podem ser usados com segurança no verão, como o ácido glicólico, a furfuril-adenina ou o retinaldeído. Converse com seu dermatologista e veja o que é mais indicado para você. E, terminado o verão, retome o uso do ácido retinóico.



Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica

whatsapp
whatsapp