• Rua Doutor Veiga Filho 350, Conj. 708/709 | Higienópolis | São Paulo | SP
  • (11) 3663-3041 | (11) 3661-8109 | (11) 97056-7833

Blog

Como cuidar de pelos encravados

Como cuidar de pelos encravados
Dúvida:
Tenho pelos encravados nas pernas e virilha, que me deixam muito constrangida. O pior é que a pele está ficando toda manchada. Qual é o melhor modo para eu me depilar? Um peeling me ajudaria? Quero minha pele limpa de novo!

Clenir


Resposta da Dra. Lucia:

Clenir, quem tem tendência a pelos encravados deve, se possível, submeter-se a sessões de depilação a laser. O tratamento elimina os pelos por tempo prolongado ou definitivo. Deixar de ter pelos é a melhor solução no seu caso, já que a tendência a pelos encravados persistirá com qualquer outro método depilatório. Você pode fazer depilação a laser em qualquer área do corpo: perna, virilha, rosto etc.

Se o laser não for uma opção para você, então saiba que, dentre os outros métodos depilatórios, o que mais agravará sua condição é a cera, seja ela quente ou fria. Conforme os pelos nascem de novo, eles encravam. Use cremes depilatórios ou raspe os pelos com lâmina. E faça esfoliação corporal uma ou duas vezes por semana, usando no banho um sabonete com pequenas partículas abrasivas ou uma bucha vegetal. Finalmente, hidrate a pele diariamente.

Se isso não for suficiente, consulte um dermatologista: cremes à base de ácidos, como o ácido glicólico ou retinoico, costumam ajudar. Em certos casos, vale usar cremes que contenham antibióticos. Todos os cuidados mencionados devem ser mantidos por tempo indefinido, já que a tendência pessoal ao encravamento não vai passar.

Agora, o clareamento das manchas. As manchas são consequência do encravamento, né? Então, o melhor modo de elimina-las é eliminar o encravamento. Por isso, aqui também o melhor tratamento é a depilação a laser: eliminando os pelos e o encravamento, manchas novas não surgirão e, com o tempo, as manchas já existentes clareiam sozinhas. Para acelerar o clareamento, seu dermatologista pode receitar cremes clareadores de uso domiciliar ou realizar peelings químicos em consultório.



Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica

whatsapp