• Rua Doutor Veiga Filho 350, Conj. 708/709 | Higienópolis | São Paulo | SP
  • (11) 3663-3041 | (11) 3661-8109 | (11) 97056-7833

Blog

Cuidando de seus cabelos

Cuidando de seus cabelos

Quais as causas mais frequentes da queda de cabelos em mulheres?

Uma causa freqüente é a alopécia androgenética, também conhecida como calvície. Ao contrário do que se imagina – e infelizmente! – ela também ataca mulheres predispostas geneticamente, principalmente aquelas que têm história familiar de calvície, seja do lado paterno ou materno.

Diferente da calvície masculina, ela causa diminuição e afinamento dos fios de cabelo, principalmente na área superior do couro cabeludo, sem que ocorram entradas ou perda total dos cabelos. Esse problema pode melhorar com medicamentos de uso local, por exemplo à base de minoxidil, ou então por via oral, como a espironolactona ou anticoncepcionais hormonais. Algumas sessões de mesoterapia capilar também ajudam.

Além da calvície, existem outras possíveis causas. Só para citar algumas: alterações hormonais no pós-parto, uso ou suspensão de pílula anticoncepcional, doenças da tireóide. Outras causas ainda são estresse (físico ou psicológico), alimentação inadequada (vale a pena repensar a rigidez da sua dieta alimentar…). Também existem medicamentos que causam queda de cabelos.

Tintura, alisamento e descolorantes raramente levam à queda dos fios, mas se usados com muita frequência ou deixados por muito tempo podem danificá-los. Se seus cabelos estiverem caindo, evite fazer escova com frequência ou prendê-los.

Por isso, quando você sentir que seu cabelo está se comportando de maneira estranha, consulte um especialista preparado para diferenciar todas estas condições e orientar o tratamento adequado.

Lavar diariamente aumenta a queda de cabelos?

Não. Mesmo lavando todos os dias, você continua a perder entre 50 e 100 fios por dia em média, o que é considerado normal. A lavagem diária é ruim em algumas situações, como nos cabelos ressecados.

Como evitar que meu cabelo fique ressecado?

Se a oleosidade que reveste e protege o cabelo é pouca, ele resseca. Essa insuficiência pode vir de uma baixa atividade das glândulas sebáceas (pela natureza da pessoa, por alteração hormonal, metabólica, pela idade, e até mesmo por conta de algumas medicações), por agressão química como tinturas e descoloramentos, uso de xampus muito agressivos, ar condicionado ou outros agentes externos. Como você vê, motivos não faltam. Tente eliminar a causa do problema e tome cuidado com a lavagem: a água deve ser morna ou fria, o xampu deve ser adequado para o seu tipo de cabelo. Use condicionador e produtos hidratantes tipo leave-in, além de algumas gotinhas de óleo de silicone. Não lave os cabelos diariamente e, no sol, use produtos com proteção solar.



Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica

whatsapp