• Rua Doutor Veiga Filho 350, Conj. 708/709 | Higienópolis | São Paulo | SP
  • (11) 3663-3041 | (11) 3661-8109 | (11) 97056-7833

Blog

Esfoliaçao do rosto

Esfoliaçao do rosto

Devo usar um sabonete esfoliante no meu rosto?

O sabonete esfoliante, seja em barra ou líquido (sendo este o meu preferido), costuma conter pequenas partículas que lembram uma areia fina e que raspam a pele conforme fazemos a limpeza. Isso resulta numa esfoliação mecânica, que pode ser feita da pele do rosto e do corpo. O objetivo é eliminar parte da camada córnea, camada mais externa da pele, composta por células mortas. Isso incrementa brilho e maciez, e também deixa a pele mais sensível à ação dos cremes nela aplicados. É que, por ter função de proteção da pele, a camada córnea é impermeável, e isso diminui a penetração dos cremes, como os hidratantes e rejuvenescedores.

Renovação natural

A pele de todo o corpo está em constante renovação. Diariamente ocorre produção de células novas para a pele - e também diariamente ocorre descamação natural de células mortas. Tudo isso é imperceptível ao olho humano. A esfoliação incrementa o processo natural de descamação.

Quem deve esfoliar a pele do rosto

Junto com células mortas, a esfoliação também remove em parte a oleosidade natural da pele. Isso pode ser benéfico ou não, dependendo do grau de oleosidade da sua pele. Em termos gerais, seguem as orientações para os principais tipos de pele.

Peles normais. Esfolie uma ou duas vezes por semana. Observe se de fato isso ajuda a deixar a pele macia, brilhante, com mais vida. Observe também se a esfoliação não está sendo exagerada. Nesse caso, a pele fica sensível, irritada, vermelha ou descamativa.

Peles mistas, oleosas ou com espinhas. Nesse caso, a esfoliação deve ser feita duas ou três vezes por semana. Um benefício extra é que a esfoliação ajuda no tratamento da acne, prevenindo em parte a formação dos cravos. Para observar se você não está exagerando na esfoliação, repare se a pele não está ficando sensível após o procedimento.

Peles ressecadas ou sensíveis. Esfoliar pode não ser uma boa opção nessas situações. Se sua pele se encaixa neste grupo, o melhor é discutir seu dermatologista, pois a remoção da oleosidade natural da pele pode agravar essas condições.

Inverno e verão. No inverno, quando a pele tende a se ressecar, diminua a frequência de esfoliações. Por outro lado, nos momentos quentes a oleosidade da pele costuma aumentar, o que permite maior capricho e maior frequência de esfoliações.

Em todos os casos, o movimento deve ser circular e delicado. Não use muita pressão, o que machuca a pele. A pressão pode ser um pouco maior nas regiões mais oleosas, como a zona T (queixo, nariz e testa). A temperatura da água deve ser morna ou fria.



Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica

whatsapp