• Rua Doutor Veiga Filho 350, Conj. 708/709 | Higienópolis | São Paulo | SP
  • (11) 3663-3041 | (11) 3661-8109 | (11) 97056-7833

Blog

Filtro solar em crianças

Filtro solar em crianças

Nas férias de verão a criança fica muito exposta ao sol. É quando a proteção solar se torna fundamental, pois o sol que se pega na infância pode influenciar no aparecimento de câncer de pele na vida adulta.  Cabe a nós, pais, proteger nossos filhos e ensiná-los a terem uma atitude de fotoproteção. Isso envolve evitar os momentos de pico de sol, estimular o uso de chapéu ou boné, vestir camiseta quando o sol estiver forte e usar filtro solar. 


O filtro solar

Bebês menores de 6 meses não devem usar filtro solar, e os pais não devem expor o bebê ao sol forte.

Crianças com menos de cinco anos devem usar filtros solares que incluem em sua formulação ingredientes físicos ou inorgânicos, os óxido de zinco e dióxido de titânio. Essa informação vem escrita no rótulo e são filtros em geral destinados a crianças e pessoas de pele sensível.

Crianças maiores de 5 anos estão liberadas para usar tanto filtro com ingredientes físicos quanto filtro que contém apenas ingredientes químicos. Minha preferência é que continuem usando filtro com ingredientes físicos, mais indicado para a pele delicada delas. A vantagem dos filtros com ingredientes químicos é que são menos espessos, menos gordurosos e se espalham mais facilmente e rapidamente.

Independente da idade, todas as crianças devem usar filtro com FPS (fator de proteção solar) no mínimo 30. Se a pele de seu filho é clara, prefira filtro com FPS no mínimo 40. Aplique o filtro antes de sair de casa, com a criança sem roupa.


UVA e UVB

O FPS mede a proteção anti-UVB (ultravioleta tipo B). Repare se o filtro é também ativo contra UVA (ultravioleta tipo A). Essa informação também vem no rótulo do filtro, mas não existe  uma padronização, o que é uma pena porque em alguns produtos a informação é vaga. Alguns fabricantes indicam a proteção anti-UVA sob a forma de cruzinhas. UVA+, UVA++, UVA+++ e UVA++++ significam, respectivamente, grau de proteção baixa, média, alta e muito alta. Prefira filtro com UVA+++ ou UVA++++. Outros fabricantes (os europeus) usam o logo   simbolizando proteção contra UVA e que a proteção é de pelo menos um terço do FPS, o que é considerado satisfatório se o FPS for alto. E outros escrevem apenas "proteção UVA/UVB" ou “amplo espectro”, significando que agem contra UVA e UVB.


Uma dica

Vale para todas as crianças: usar filtro solar em bastão nas áreas próximas aos olhos. Para rostos pequenos o filtro em bastão é prático, adere bem à pele e, principalmente, não entra nos olhos como os filtros em creme. Existem filtros em bastão próprios para o rosto, mas também vale usar no rosto um bastão labial. E, por falar em bastão labial, não se esqueça de  proteger os lábios das crianças.



Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica

whatsapp