• Rua Doutor Veiga Filho 350, Conj. 708/709 | Higienópolis | São Paulo | SP
  • (11) 3663-3041 | (11) 3661-8109 | (11) 97056-7833

Blog

Monte seu próprio kit-manicure

Monte seu próprio kit-manicure

 Quem não gosta de unhas lindas, não é? Além de ser charmosas, mãos com unhas bem cuidadas dão sensação de limpeza e cuidados pessoais.

Mas mesmo o ato tão simples de ir à manicure esconde alguns perigos. Que podem ser contornados se você tiver seu próprio kit-manicure. Ou então, se você se certificar que o salão que freqüenta esteriliza adequadamente os materiais reaproveitáveis, como alicates ou espátulas de metal, e que joga fora os materiais descartáveis após cada uso.

Esse post serve para alertar os perigos para quem ainda não se convenceu e resiste a montar seu próprio kit-manicure. A discussão de hoje é sobre os riscos que corremos quando usamos um material inadequadamente limpo e mal esterilizado.


Os riscos

  1.  Micose de unha ou micose de pele. É uma infecção causada por fungos, organismos que se alimentam da queratina presente na unha e na pele. Quando uma pessoa com micose usa a lixa, espátula, alicate, ou qualquer outro material de manicure, pode deixar fungos no instrumento. Se outro cliente entrar em contato com o objeto contaminado, também entra em contato direto com os fungos.

O tratamento costuma ser longo, pode chegar a meses, e é a base de antifúngicos de uso local ou por via oral.

  1. Olho de peixe. O olho de peixe, nome popular para a verruga da sola do pé, é causado por vírus. E, assim como os fungos, os vírus causadores da verruga também podem se instalar em alicates, lixas de unha ou na lixa de pés. Aqui novamente o tratamento pode ser demorado. Alguns casos de olho de peixe requerem dois ou três meses de tratamento.
  2. Doenças virais. É o caso de hepatite B ou C. Um estudo feito em 2009 mostrou que 10% das manicures de São Paulo são portadoras de vírus de hepatite B ou C. O mesmo estudo concluiu que minoria das profissionais toma os devidos cuidados para esterilizar os alicates usados na remoção das cutículas. Com isso não se brinca: as hepatites virais tipo B e tipo C são doenças graves.  Causam falência do fígado, cirrose e predispõem a câncer de fígado. A principal forma de contágio é o contato sexual, mas também se contrai o vírus pelo contato com sangue contaminado - que pode estar presente no aparentemente inofensivo alicate usado pela sua manicure. O vírus da hepatite B sobrevive por até uma semana fora do organismo humano. É, portanto, perfeitamente possível haver vírus viável no alicate. E se um alicate com o vírus machucar o dedo de outra pessoa, pode haver contaminação.


Assim, não custa dizer e repetir: tenha seu próprio material para a manicure.  Tudo o que se usa na hora de fazer mão ou pé deve ser de uso pessoal. Monte seu kit com alicate de cortar unhas, alicate de cutículas, espátula, pauzinho de laranjeira, lixa para unhas e lixa para pés. Uma alternativa para quem não quer carregar toda essa bagagem é se certificar que o lugar conta com um bom método de esterilização dos materiais de metal e que de fato descarta os materiais descartáveis.



Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica

whatsapp