• Rua Doutor Veiga Filho 350, Conj. 708/709 | Higienópolis | São Paulo | SP
  • (11) 3663-3041 | (11) 3661-8109 | (11) 97056-7833

Blog

Olheiras

Olheiras
"Tenho 27 anos e tenho a pigmentação muito escura ao redor dos olhos, e olhos um pouco fundos, ocasionando em olheiras feias!
Adoro maquiagem, mais fica horrivel fazer em meus olhos por serem escuros…
Qual tratamento seria adequado para diminuir esse tom escuro na área dos olhos?"

Kelli

 

Kelli, o melhor tratamento para olheiras varia caso a caso, porque existem causas diferentes para seu aparecimento. O ideal é procurar um dermatologista para discutir o que combina melhor com suas necessidades. Neste post, darei uma explicação sobre as olheiras.

Por que elas aparecem?

Para entender os tratamentos, precisamos antes saber o que queremos combater. Assim, seguem algumas causas frequentes de olheiras.

  1. Excesso de coloração.

Por tendência genética, é possível ocorrer acúmulo de melanina, um pigmento acastanhado, na área das olheiras. Pessoas alérgicas, como quem tem dermatite atópica, também costumam apresentar este aumento de pigmentação. O mesmo vale para quem exagerou na exposição ao sol. Nesses casos, a olheira tem um tom acastanhado.

  1. Excesso de vascularização.

Há quem tenha grande concentração de vasos sanguíneos sob a pele da área de olheiras. Os vasos ficam ainda mais aparentes em pessoas com pele fininha. Nesse caso, a olheira tem um tom arroxeado. O excesso de vascularização também afeta pessoas alérgicas e atópicas.

  1. Conformação óssea

Algumas pessoas têm olhos fundos, resultando em sombra na área de olheiras.

  1. Envelhecimento

A flacidez e o afinamento da pele da área palpebral inferior intensificam olheiras. Isso se agrava se houver diminuição na camada de gordura que fica sob a pele dessa região, o que é frequente acontecer com o passar dos anos. Além disso, bolsas de gordura podem ser interpretadas como olheiras.

Os tratamentos

Depois de uma avaliação individualizada, o dermatologista define o que melhor se adequará a seu caso. Muitas vezes, é necessário fazer mais de um tipo de tratamento para suavizar o problema. Mas tenha em mente que mesmo um bom tratamento anti-olheiras pode ter resultado mediano.

No caso de excesso de pigmentação, o tratamento é feito com laser ou luz pulsada, peelings químicos realizados no consultório e uso de cremes clareadores de uso domiciliar. O efeito é suavizar a pigmentação, sendo mais eficaz quanto mais intenso o tratamento. O laser e os peelings químicos também ajudam em casos leves de flacidez de pele.

Se o problema for causado por olhos fundos ou por perda de volume sob a pele das olheiras, o preenchimento com ácido hialurônico pode ajudar. O produto é injetado sob a pele, e aumenta o volume local. A duração do efeito é de 6 a 12 meses, em média.

No caso de bolsas de gordura ou excesso de flacidez, a cirurgia plástica deve ser considerada.

Finalmente, e isso vale como complemento a qualquer modalidade de tratamento, cuide da proteção solar da pele das olheiras. Use cremes apropriados para esta área delicada e óculos escuros com lentes anti-UV.



Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica

whatsapp