• Rua Doutor Veiga Filho 350, Conj. 708/709 | Higienópolis | São Paulo | SP
  • (11) 3663-3041 | (11) 3661-8109 | (11) 97056-7833

Blog

Pele oleosa

Pele oleosa
"Tenho pele excessivamente oleosa. Já experimentei muitos tratamentos tópicos. Não funciona. A pele melhora rapidamente, mas logo depois volta tudo. Oleosidade e mais oleosidade. Não tenho, no entanto, acne. Gostaria de saber se há indicação de isotretinoína para meu caso."

(Pedro)

 

A isotretinoína é um medicamento extremamente eficiente no combate às espinhas. A pele com acne melhora muito, mesmo nos casos graves. O tratamento, que dura de 6 a 10 meses, acaba totalmente ou quase totalmente com as espinhas e os cravos, e controla o excesso de oleosidade da pele. E essa melhora é duradoura, possivelmente definitiva.

Por outro lado, o medicamento tem contra-indicações e riscos, que devem ser discutidos com o dermatologista. A isotretinoína pode, por exemplo, causar intoxicação ao fígado ou provocar má-formação em fetos. Mas seu uso adequado, com cautela e critério médico, costuma ser seguro.


Isotretinoína em pele oleosa e sem espinhas

O medicamento é tradicionalmente usado para tratar acne grave ou resistente a outros tratamentos, e essas são as indicações de uso descritas na bula. Mas às vezes ele também é usado para casos mais suaves de acne e para controlar a oleosidade da pele. Esse tipo de tratamento, não previsto em bula, é chamado de off-label

Ao se decidir pelo uso off-label da isotretinoína no controle da oleosidade da pele, o dermatologista deve ser criterioso e ter bom senso. Dependendo do caso e do grau de incômodo causado pela oleosidade excessiva, a isotretinoína pode ser util, com resultado muito bom. Usam-se doses menores e o tempo de uso também é menor. No entanto, quando prescrito deste modo, o resultado não é definitivo. Alguns meses depois do tratamento a oleosidade volta. Então, sempre com cautela e critério médico, pode-se considerar repetir o tratamento.



Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica

whatsapp