• Rua Doutor Veiga Filho 350, Conj. 708/709 | Higienópolis | São Paulo | SP
  • (11) 3663-3041 | (11) 3661-8109 | (11) 97056-7833

Blog

Psoríase e depressão

Psoríase e depressão

“A forma da doença é a seguinte: manchas, placas, e avalanches de pele em excesso, produzidas pela derme por um erro insignificante e persistente nas suas instruções metabólicas. Toda manhã eu passo aspirador na minha cama. Minha tortura é tão profunda quanto minha pele: não há dor, não há coceira, vive-se longamente; sou ironicamente saudável em outros aspectos. O nome dessa doença é Humilhação” – John Updike

 

O trecho acima é o começo de uma história de ficção escrita por John Updike. O protagonista, portador de psoríase severa, se sente enjaulado pela sua condição de pele, e se liberta quando consegue tratamento adequado. Na vida real, Updike, famoso escritor americano, também era portador de psoríase severa, e não escondeu do público como o problema lhe trouxe angústia e sofrimento. 

Milhões de pessoas ao redor do mundo se sentem angustiadas por serem portadoras de psoríase. A psoríase abala a auto-estima, faz com que a pessoa se sinta vulnerável e estigmatizada. Quem tem psoríase sente que precisa esconder suas lesões. Incômodos como coceira, sangramento e artrite afetam o bem estar. Em alguns casos, a qualidade de vida de portadores de psoríase chega a ser tão abalada quanto a de pacientes com doenças consideradas mais graves ou até fatais, como câncer, problemas cardíacos ou hipertensão. Portadores de psoríase têm mais risco de desenvolver crises de ansiedade e depressão do que não-portadores, e as taxas de abuso de álcool são maiores em portadores de psoríase do que na média da população.

 

Cuide do emocional

Se a psoríase está derrubando seu emocional, lute contra isso. Mesmo que pareça impossível. Lembre-se que toda jornada, por maior que seja, começa com um primeiro passo.

Fiz uma listinha de sugestões para ajudar a levantar o astral se você está abalado com sua condição de pele. Você pode ler essas e outras sugestões em um outro site, o psoriasis.net. Esse site, muito informativo, é fonte confiável de informações direcionadas ao paciente com psoríase.

 

  1. Discuta suas frustrações com seu dermatologista. Não esconda suas angústias. Conte a ele se você estiver insatisfeito com seu tratamento.
  2. Aprenda mais sobre seu problema. Converse com seu médico, tire suas dúvidas. Peça a ele que indique sites com informação confiável. Investigue suas opções de tratamento.
  3. Pratique exercícios físicos. Se não for possível, tente ao menos caminhar.
  4. Evite bebidas alcoólicas.
  5. Não se isole, isso só aumentará sua angústia.
  6. Escreva seus sentimentos. Você não precisa mostrar suas anotações para ninguém. O simples ato de escrever pode ajudar a clarear suas idéias.
  7.  Escreva uma lista de coisas que você gosta de fazer. E faça uma delas nessa semana.
  8. Se você estiver deprimido ou muito ansioso, procure psicólogo ou psiquiatra.


Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica

whatsapp