• Rua Doutor Veiga Filho 350, Conj. 708/709 | Higienópolis | São Paulo | SP
  • (11) 3663-3041 | (11) 3661-8109 | (11) 97056-7833

Blog

Herpes labial incomoda

Herpes labial incomoda

Herpes Labial

Herpes simples é causado por vírus, o HSV-1. A maioria da população, aproximadamente 90%, já teve contato com esse vírus. Algumas pessoas passam ilesas pelo contato, sem sofrer nada, mas outras não: nelas, o vírus causa uma lesão na pele que surge e desaparece várias vezes ao longo da vida.

O lugar mais frequente para o surgimento do herpes simples é o lábio. A ferida de herpes labial é um aglomerado de pequenas bolhas. Um ou dois dias antes da ferida, vem um aviso prévio: o lábio dói, coça ou apenas incomoda.

Se não for tratado, o herpes cicatriza sozinho em uma ou duas semanas. Mas mesmo assim vale a pena tratar. Porque, além de doer e incomodar, é contagioso. Sem falar no aspecto visual. Quanto mais cedo o herpes sumir, melhor. 

O que você pode fazer durante uma crise de herpes labial?

  1. Trate-se

O melhor tratamento é à base de antivirais, que podem ser em comprimidos ou creme. Os comprimidos são mais eficazes do que o creme, e devem ser prescritos por um médico. O ideal é começar a tomar o antiviral assim que aparecer a sensibilidade que antecede as lesões no lábio. Isso pode interromper a crise ou minimizar os sintomas e a duração.

Os antivirais de uso tópico abrandam os sintomas, mas não são tão eficazes como os de uso oral. Se a opção for o creme, ele deve ser aplicado várias vezes ao dia e, assim como o comprimido, o ideal é começar antes das lesões se tornarem visíveis. O tratamento tópico pode complementar o tratamento por via oral.

Aplique gelo quando a lesão estiver dolorida, inchada e com bolhas. Na Europa existem curativos adesivos que aceleram a cicatrização, mas infelizmente esse produto ainda não é vendido no Brasil.

 

  1. Evite o sol

Tomar sol em excesso predispõe ao aparecimento de herpes e pode agravar uma crise existente. Mais um motivo para você fugir do sol.

 

  1. Evite transmitir o vírus

Não estoure as bolhas, por mais que você tenha vontade de fazer isso. Elas são repletas do vírus HSV-1. Ao estourar uma bolha, você pode espalhar o vírus para outras pessoas. E também acaba espalhando por sua própria pele, e pode contaminar outros pontos. Cutucar também não pode, para não infeccionar a ferida. E se você não obedeceu a essa dica, pelo menos lave as mãos depois de mexer nas lesões.

Tem mais: não divida utensílios como copos, talheres ou guardanapos. Não fale muito próximo de pessoas.



Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica

whatsapp
whatsapp