• Rua Doutor Veiga Filho 350, Conj. 708/709 | Higienópolis | São Paulo | SP
  • (11) 3663-3041 | (11) 3661-8109 | (11) 97056-7833

Blog

Nervos à flor da pele

Nervos à flor da pele

Príncipes, que tristeza colocou a icterícia em seus rostos? (Troilus e Cressida, de Shakespeare)

Pois é, na época de Shakespeare acreditava-se que tristeza e melancolia causavam icterícia, condição que deixa a pele amarelada. A pessoa ficaria amarela de tão triste.

Às vezes errôneamente, como nesse caso, outras vezes corretamente, a percepção de que  mente e  humor afetam o corpo é muito antiga. A pele, o maior orgão do nosso corpo, não poderia passar incólume pelo nosso humor.

O stress ocupa uma triste posição de destaque. Ele pode desencadear ou agravar várias condições de pele. Nesse post menciono algumas.

  1. Acne

Quando estamos sob stress, ativamos nossa glândula supra-renal, produtora do hormônio cortisol. E o cortisol vai ativar as glândulas produtoras de oleosidade. Essa é a ligação entre stress e acne. Assim, quem tem pele oleosa ou com tendência a espinhas piora em momentos de nervosismo.

  1. Rosácea

A maioria dos portadores de rosácea conta que teve crises desencadeadas por stress. O medo de ter uma crise de flushing, o rubor facial característico de quem tem rosácea, aumenta a chance de ter flushing. E, para piorar, há evidencias de que pessoas com graus avançados de rosácea têm maior carga de stress do que pessoas com graus leves. Significa que o stress, além de desencadear uma crise, faz com que ela evolua para graus mais fortes.

  1. Psoríase

Nessa condição de pele surgem lesões avermelhadas e descamativas. A maioria dos portadores conta que existe relação entre um momento de stress e o início de uma crise de psoríase. Como ter psoríase é estressante, forma-se um ciclo vicioso, onde o stress agrava e é agravado pela doença.

  1. Suor excessivo

Algumas pessoas suam demasiadamente, na condição chamada hiperidrose. Os locais mais frequentes são axilas, mãos, pés e face. O nervosismo é um dos principais fatores que desencadeiam uma crise de suor. Como no caso da rosácea, o próprio medo de suar aumenta o suor.

  1.     Outros casos

Existem mais condições de pele agravadas pelo stress. Dermatite atópica, dermatite seborreica, alopecia areata e mesmo crises de urticária podem sofrer influência do nosso estado de espírito.



Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica

whatsapp
whatsapp