• Rua Doutor Veiga Filho 350, Conj. 708/709 | Higienópolis | São Paulo | SP
  • (11) 3663-3041 | (11) 3661-8109 | (11) 97056-7833

Blog

Por que meu Botox dura tão pouco?

Por que meu Botox dura tão pouco?
"Me submeto regularmente a sessões de Botox há 5 anos, mas parece que a aplicação cada vez menos... Em 4 meses sinto que o efeito já acabou. Será que eu estou ficando resistente ao tratamento?"

Liana

 

Liana, a duração do efeito da toxina botulínica (ingrediente ativo do Botox®) geralmente vai de 4 a 6 meses. O produto paralisa ou relaxa temporariamente os músculos responsáveis pela formação de algumas das rugas do rosto, num notável efeito rejuvenescedor. O tempo da duração varia de acordo com características pessoais, como a força dos músculos do rosto, e também com quantidade de toxina aplicada na sessão de tratamento. Quanto maior a quantidade de toxina aplicada, maior a duração do efeito.

 

Passado X Presente

A técnica de aplicação do Botox mudou ao longo dos anos. Há alguns anos era comum se usar doses maiores do produto. Mas um tratamento com doses grandes de toxina deixa um efeito artificial, plastificado, e hoje pouca gente quer isso. A aplicação mais comedida tem um efeito mais natural que, na minha opinião, é o melhor. Por outro lado, o efeito de um tratamento mais dosado é mais curto. Assim, prós e contras devem ser discutidos antes de se decidir por um tratamento mais potente ou mais suave.

Outro detalhe é que o efeito da toxina não passa da noite para o dia, ele vai diminuindo aos poucos. Não se considera o efeito como terminado assim que você começar a recuperar o movimento do músculo tratado. Então, se você começar a recuperar seus movimentos três meses depois da aplicação, mas se este movimento estiver enfraquecido, é porque a toxina ainda está agindo.

 

Resistência ao Botox

A hipótese de resistência ao produto também pode ser considerada, já que é possível haver anticorpos que neutralizam a toxina do Botox. Mas este risco é remoto, pois o estímulo para a formação de anticorpos acontece com doses muito altas de toxina botulínica, não usadas nos tratamentos estéticos habituais.

Resumindo, Liana, converse com seu dermatologista sobre sua insatisfação. Talvez seja o caso de aumentar a dose injetada – ou de você se conformar em retornar ao dermatologista para aplicações mais frequentes. Tudo depende do efeito desejado, e de um ajuste entre a sua expectativa e a do seu dermatologista.



Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica

whatsapp
whatsapp