• Rua Doutor Veiga Filho 350, Conj. 708/709 | Higienópolis | São Paulo | SP
  • (11) 3663-3041 | (11) 3661-8109 | (11) 97056-7833

Blog

Queda de cabelos após o parto

Queda de cabelos após o parto
"Tenho uma filha de 5 meses, e meus cabelos estão caindo demais. Tenho pesadelos com isso. Sinto que estou ficando careca."

(Maya)

 

Maya, muitas mães passam por uma intensa queda de cabelos depois do nascimento do bebê. A quantidade de cabelos que cai é enorme e assusta. Mas eu tenho boas notícias: se não houver um motivo médico oculto por trás de sua queda de cabelos, você não corre risco de ficar com falhas, e muito menos careca. E, por mais que você perceba que seus cabelos diminuíram em volume, essa diminuição nem será notada pelas outras pessoas.

Vou detalhar um pouco do que está acontecendo com você.


O ciclo de vida dos cabelos

Cada fio vive um ciclo de vida, com fases de crescimento, repouso e queda. A fase de crescimento chega a 5 anos, às vezes até mais. É quando o folículo, estrutura que produz o fio, está funcionando a todo vapor. Depois, o folículo para sua atividade , vai subindo em direção à superfície da pele, e o fio entra numa fase de repouso, que dura umas três semanas. Finalmente, com o folículo perto da superfície, o fio vai se soltando da pele até cair, e esse processo de queda pode durar três meses.

Em geral, mais de 90% dos fios do couro cabeludo estão na fase de crescimento. Mas, em algumas situações, existe uma interrupção abrupta da fase de crescimento, quando mais fios do que o esperado entram repentinamente na fase de queda. Um momento da vida em que isso pode acontecer é o pós-parto.


Motivos da queda

Vamos considerar que não exista nenhuma outra alteração que possa ser detectada pelo médico. Então, o motivo da queda geralmente são as modificações hormonais do pós-parto. Contam também o stress físico e psicológico do parto e as preocupações e tarefas da mãe de um bebê. A queda de cabelos começa semanas após o parto, e costuma durar de quatro a seis meses.

Mas precisam ser investigadas outras possíveis causas para a queda de cabelos pós-parto. Pode ser que o motivo seja carência nutricional, já que gravidez e lactação consomem energia da mulher. Ou doenças como alterações de tireoide ou anemia por falta de ferro, por exemplo.


Tratamento

Se você está com queda intensa de cabelos, procure o dermatologista para identificar a origem da queda. O melhor tratamento varia conforme a necessidade. Descartadas as outras possibilidades, se a queda de cabelos é consequência do parto, o melhor tratamento é o tempo. Depois de alguns meses os cabelos voltam naturalmente a crescer. Suplementos vitamínicos e loções que estimulam o crescimento dos fios podem encurtar o tempo de recuperação, mas nem sempre são necessários.



Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica

whatsapp
whatsapp