• Rua Doutor Veiga Filho 350, Conj. 708/709 | Higienópolis | São Paulo | SP
  • (11) 3663-3041 | (11) 3661-8109 | (11) 97056-7833

Dúvidas Frequentes

Acne

  • O tratamento das espinhas nas costas é parecido com o do rosto. Se o seu caso for leve ou moderado, indicamos sabonetes anti-acne, como os à base de ácido salicílico ou enxofre, e produtos tópicos como loções à base de peróxido de benzoila, ácido salicílico ou ácido retinóico, dentre outros. Dependendo do caso, antibióticos tópicos ou por via oral também ajudam, assim como fazer limpeza de pele regularmente. É difícil passar todos os dias creme nas costas. Pior ainda se a prescrição incluir um creme de manhã e um à noite. Mas se você tem espinhas nas costas e se isso incomoda, você tem que se esforçar.

    Para casos graves, além das opções descritas, existe a opção da isotretinoína. Discuta essas alternativas com seu dermatologista. E quanto ao tempo que essas espinhas vão incomodar, geralmente elas duram até o final da adolescência. Há pessoas que continuam a ter espinhas por mais tempo, mas isso é menos freqüente.

  • Primeiro você deve procurar tratamento para diminuir suas crises de espinhas. Caso contrário, novas manchas sempre surgirão. Isso resolvido, cuide das manchas. Você pode clarear sua pele, por exemplo, através de peelings químicos ou de produtos despigmentantes para uso em casa, contendo ingredientes como hidroquinona ou ácido kójico. Existem vários produtos com finalidade clareadora, formulados ou industrializados.

    Discuta com um especialista o que é melhor para você.

  • Não, muito pelo contrário. Em algumas pessoas, as vitaminas do complexo B desencadeiam ou agravam o quadro de acne. Nessas pessoas, se possível, o uso do complexo B deve ser interrompido.

  • Você tem o que chamamos de acne na mulher adulta. Esse problema é cada vez mais frequente, não tem causa bem definida e pode estar relacionado ao stress e ao modo de vida moderno. Esse tipo de acne incomoda e costuma persistir por muitos anos. O tratamento, apesar de eficaz, precisa ser mantido por longo período.

    Os tratamentos variam de acordo com a intensidade da acne. Casos leves melhoram com produtos de uso tópico como cremes, loções adstringentes ou secativos. Casos intensos requerem tratamento por via oral.

    A pílula anticoncepcional é boa opção, pois bloqueia a ação de hormônios masculinos (que toda mulher tem), muito associados ao surgimento das espinhas. Dependendo do caso, indica-se tratamento com isotretinoína, um remédio por via oral potente.

    Stress agrava o problema, bem como o uso de cremes gordurosos no rosto. Se você usa maquiagem, procure uma que seja livre de óleo, mais apropriada para peles com acne.

    E não tenha preguiça de remover completamente a maquiagem ao final do dia.

    Para não piorar sua pele, controle a tentação e não esprema nem cutuque as espinhas. Além de piorar, isso aumenta a tendência a desenvolver manchas e marcas definitivas.

  • Não é fácil a decisão de tomar isotretinoína. Como há vários efeitos colaterais, alguns sérios e assustadores, o paciente e sua família devem refletir, conversar, pesar prós e contras. Por um lado, as espinhas incomodam. Por outro lado, será que vale a pena tomar um remédio tão forte que pode sobrecarregar o fígado? Será que vale a pena dar um tempo nas bebidas alcoólicas, fazer exame de sangue para monitorar uma possível - mas improvável - hepatite medicamentosa, parar de tomar sol durante o tratamento? Isso sem falar na questão da má-formação no nenê se a mulher engravida durante ou um mês após terminar o tratamento. Pensando assim, o tratamento parece um tiro de canhão. Afinal, são só espinhas, não é mesmo? Mas há casos e casos.

    Para uma pessoa com poucas espinhas, o tratamento não vale a pena. Mas se as espinhas incomodam muito, a qualidade de vida se prejudica. A pessoa nunca se sente bonita, a autoestima é afetada. Estudos mostram maior incidência de depressão em adolescentes com quadros moderados ou severos de acne. E se você tem tendência a cicatrizes de acne, esse é o melhor jeito de preveni-las.

    A decisão de tomar ou não isotretinoína depende de uma boa discussão entre médico, paciente e seus familiares. Todo paciente que decide tomar isotretinoína precisa estar muito motivado, e muitíssimo bem orientado.



Bronzeamento Artificial

  • Sou completamente contra o bronzeamento artificial: ele agride, envelhece e mancha a pele. E mais, ele aumenta o risco de câncer de pele. Muita gente acha que pele bronzeada é sinônimo de saúde e beleza, mas isso não é verdade. Cada um deve respeitar suas características: se você tem pele clara, cuide, hidrate e preserve sua pele. Esse é o melhor conselho de beleza e saúde para o longo prazo. Se você não puder resistir a um tom moreno, experimente usar creme autobronzeador, que não causa mal.



Cabelos

  • As pontas duplas aparecem quando o fio de cabelo está fraco. E ele vai enfraquecendo por várias razões, como ressecamento, exposição ao sol, alimentação inadequada, processos químicos como tintura, alisamento ou permanente. Além de sofrer essas agressões ele também tem o desgaste natural. Quando as pontas surgem, a única saída é um corte, mas você pode apelar para paliativos, como cremes leave-in e algumas gotinhas de silicone. Assim você cria uma película ao redor do fio e une temporariamente as pontas.

    O mais importante é evitar seu aparecimento. Por isso hidrate bem, tanto em casa quanto no salão, e utilize hidratantes leave-in e produtos com proteção solar específicos para cabelos. Além disso tudo, corte seus cabelos pelo menos a cada 3 meses.

  • Não. Mesmo lavando todos os dias, você continua a perder entre 50 e 100 fios por dia em média, o que é considerado normal. A lavagem diária é ruim em algumas situações, como nos cabelos ressecados.

  • Para diminuir o risco da queda de cabelos após o parto, procure descansar, se alimentar bem e tomar suplementos indicados para a gestação e período de amamentação. Também tente relaxar depois que o nenê nascer, apesar de esta ser uma fase trabalhosa e estressante.

    Mesmo fazendo o que foi recomendado, é possível haver queda de cabelos pós-parto. Se acontecer, um dermatologista pode receitar uma loção capilar fortificante para acelerar o processo de melhora. E tenha certeza de que essa queda irá parar mesmo sem tratamento, e que tudo voltará ao normal.

  • É comum a queda de cabelos alguns meses após o parto e existem alguns motivos para isso:

    • 1 - O stress emocional e físico do parto podem desencadear um fenômeno chamado eflúvio telógeno pós-parto. É uma queda abrupta e intensa, que dura de quatro a seis meses e geralmente melhora sozinha.
    • 2 – Os cabelos crescem mais durante a gravidez. Nesse período, os hormônios femininos garantem que a fase de crescimento dos fios seja maior. Após o parto, diminui a dosagem dos hormônios femininos e, então, muitos fios entram em queda.
    • 3 - Gravidez e lactação consomem energia da mulher. Os cabelos podem estar em queda por carência nutricional. Isso pode ser identificado em uma consulta médica detalhada, que inclui a avaliação de exames laboratoriais.
    • 4 - Existe a possibilidade de alguma doença estar por trás da queda de cabelos. Nesse caso, a queda cessará com a identificação e tratamento do problema inicial.

    Estabelecido o diagnóstico, parte-se para o tratamento. Vitaminas ou suplementação de ferro ajudarão no caso de carência nutricional. Mas se a queda estiver acontecendo pela mudança nas taxas hormonais ou pelo eflúvio telógeno pós-parto, o suplemento de vitaminas ou de ferro pouco ajuda. Nesse caso, o dermatologista pode prescrever uma loção que ativa o funcionamento das raízes dos cabelos. Descanse sempre que possível, alimente-se bem e fique calma, pois stress acentua a queda.



Calvície



Cicatrizes de Acne

  • Existem algumas opções de tratamento para cicatrizes de acne. A escolha e o sucesso do tratamento dependem do tipo e da intensidade de suas cicatrizes. Por isso, a indicação médica requer avaliação individual.

    Uma das melhores opções é o laser fracionado, como o Erbium-Glass fracionado (Fraxel®) ou o CO2 fracionado. O tratamento é feito em consultório e a recuperação acontece em uma semana. A aplicação deve ser repetida mais de uma vez, e podem ser necessárias quatro ou cinco sessões com intervalo de um mês entre elas.

    Outra possibilidade são os peelings de média profundidade, como o ATA (ácido tricloroacético). O peeling causa muita descamação, que melhora em até dez dias. Também nesse caso podem ser necessárias algumas sessões de peeling até chegar a um bom efeito.

    Cicatrizes profundas e distensíveis melhoram com preenchimento à base de ácido hialurônico. O preenchimento é feito com um gel colocado abaixo da pele, elevando e suavizando a cicatriz.

    Muitas vezes um mesmo paciente se submete a mais de um tipo de tratamento. O resultado é a soma dos benefícios que cada tratamento oferece.

Estrias

  • Sua filha deve estar crescendo bastante nessa idade, o que favorece o aparecimento de estrias. Mas, com alguns cuidados preventivos, elas podem ficar limitadas a um número pequeno.

    Em primeiro lugar, é importante manter a pele hidratada. Quanto maior o grau de hidratação, menor a chance de nascerem novas estrias. Para isso, ela deve tomar banho com água morna e não quente, não usar bucha ou sabonete em excesso e, logo após o banho, com a pele ainda úmida, aplicar um bom hidratante corporal.

    Os tratamentos têm melhor resultado quando realizados em estrias recentes, e por isso recomendo que consulte um dermatologista o quanto antes. Boas opções são cremes à base de ácido retinoico, laser, ou peeling de cristais. Todos esses tratamentos já podem ser feitos na idade da sua filha.

  • Durante a gravidez os tratamentos mais eficientes para o combate às estrias - como o laser, a intradermoterapia e cremes ou peelings à base de ácido retinoico - são contraindicados. O recomendável nesse momento é hidratar bem sua pele e evitar o ganho excessivo de peso. Após o parto você pode começar um tratamento mais eficiente.

  • Se as estrias estão incomodando, vale a pena o tratamento: apesar de não eliminá-las, ele as torna mais discretas. Uma opção é o laser fracionado, que estimula a formação de colágeno novo, causando retração da estria. Se a estria for recente (de cor violácea), é interessante intercalar sessões de laser fracionado com sessões de luz intensa pulsada. Existem ainda outras opções, como microdermabrasão ou peelings químicos. Para complementar, use creme à base de ácido retinóico à noite.



Hidrosadenite



Hiperidrose

  • Suar demais nas palmas das mãos e nas plantas dos pés é um incômodo que só quem sofre sabe. As dificuldades são diárias: caneta escorregando da mão, chinelo escorregando do pé são algumas delas. Existem boas opções de tratamento. A aplicação de toxina botulínica é uma opção, outra é a simpatectomia, cirurgia realizada por um cirurgião torácico.

    Tratamentos paliativos podem ajudar, mas dependem da resposta individual. Nesse caso, indicamos soluções à base de cloridróxido de alumínio ou um tratamento chamado iontoforese.



Melasma

  • Nos últimos anos foram descobertos ativos via oral que diminuem a vermelhidão após a exposição ao sol. Eles aumentam a resistência da pele ao sol, e isso pode ajudar no tratamento do melasma. O uso desse tipo de produto complementa (mas não substitui) o tratamento à base de cremes e peelings químicos.



Pele Oleosa



Rejuvenescimento

  • Sim, o creme para uso em colo e pescoço pode ser o mesmo usado no rosto. A pele do pescoço e colo é sensível e delicada. É um erro caprichar nos cuidados com o rosto e se esquecer de proteger e tratar essa região. Um bom regime de tratamento, sempre mediante avaliação médica, é o seguinte: pela manhã, hidrate usando produtos com ceramidas, manteiga de karité, e glicerina. O hidratante pode incluir vitamina C, anti-oxidante que trata e previne rugas finas. Ou ainda outros anti-oxidantes, como vitamina E ou a Coenzima Q10. Em seguida, aplique um bom protetor solar, que deve se adequar a seu tipo de pele: se você tiver a pele seca, pode ser um produto cremoso. Se sua pele tiver tendência a oleosidade, aplique um protetor solar em loção oil-free, ou seja, sem óleo na composição. À noite, use cremes rejuvenescedores, como os à base de ácido glicólico ou retinóico.

  • A pele não absorve o colágeno dos cremes faciais. Cremes com colágeno somente melhoram a hidratação da pele. Se o objetivo for aumentar o colágeno da sua pele, use produtos que contenham ácidos na formulação, que estimulam nosso organismo a produzir colágeno.

Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica

whatsapp
whatsapp