• Rua Doutor Veiga Filho 350, Conj. 708/709 | Higienópolis | São Paulo | SP
  • (11) 3663-3041 | (11) 3661-8109 | (11) 97056-7833

Blog

Anticoncepcional e Acne

Anticoncepcional e Acne

Dúvida do usuário:
Uso cremes anti-acne, mas eles não eliminam completamente minhas espinhas. A pílula anticoncepcional seria útil para meu caso?

(Lia)


Resposta da Dra. Lucia:

Alguns anticoncepcionais podem melhorar o quadro de espinhas em mulheres, especialmente em mulheres com síndrome de ovários policísticos. É uma opção de tratamento quando a acne não melhora com tratamentos tópicos e quando a isotretinoína por via oral não será usada.

Efeito anti-acne

O anticoncepcional funciona como tratamento de pele quando em sua composição existem hormônios com ação anti-androgênica. Esses hormônios bloqueiam a ação de hormônios andrógenos, ou hormônios masculinos, que toda mulher tem. O bloqueio reduz a acne e controla a oleosidade da pele e dos cabelos. Em algumas mulheres a pílula anticoncepcional elimina completamente as espinhas. Em outras, é conveniente combinar o tratamento com cremes de uso tópico.

Resultado temporário

Depois de 3 ou 4 meses usando o anticoncepcional, as espinhas diminuem ou desaparecem, e esse efeito continua enquanto o anticoncepcional estiver sendo usado. Mas, se sua tendência natural é ter espinhas, ao suspender a pílula as espinhas voltarão. 

Contra-indicações

Não se automedique. Antes de iniciar o uso do anticoncepcional, consulte o dermatologista ou o ginecologista. Existem condições que contra-indicam o uso, como ter histórico de coágulos no sangue (trombose), de doenças cardiovasculares ou antecedente de câncer de mama, útero ou fígado, dentre outros.



Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica

whatsapp
whatsapp