• Rua Doutor Veiga Filho 350, Conj. 708/709 | Higienópolis | São Paulo | SP
  • (11) 3663-3041 | (11) 3661-8109 | (11) 97056-7833

Blog

Cabelos Ressecados

Cabelos Ressecados

Com a idade, raras as mulheres que não se incomodam com essa questão de ressecamento dos cabelos. Além da idade, que contribui para o ressecamento dos cabelos, contam também agressões como poluição, exposição ao sol, tintura, alisamento. Quem usa escova e secador com frequência também agrava esta condição.


Por que isso está acontecendo comigo?

A haste do fio de cabelo não é uma estrutura viva, sendo é incapaz de produzir sua própria hidratação ou oleosidade. A hidratação e a oleosidade do fio, que conferem maciez e brilho, naturalmente vêm do couro cabeludo. As glândulas produtoras de oleosidade ficam ali, e a oleosidade se espalha da raiz em direção a toda a haste. 

O fio de cabelo tem uma camada externa e protetora chamada cutícula. Ela é composta por camadas que, quando saudáveis, são coesas, e isso ajuda a manter a hidratação do fio. A cutícula também funciona como um escudo protetor contra o calor e agressão do sol.

Se você tem fios ressecados, é possível que a oleosidade produzida pelo couro cabeludo está deixando a desejar. Também é possível que tenha havido algum dano às cutículas capilares. E, não raro, ocorrem esses dois fatores ao mesmo tempo.


O que fazer

  1. Escolha do shampoo. Procure um shampoo apropriado ao seu tipo de cabelo, o que vem indicado no rótulo: shampoo para cabelos ressecados, danificados, coloridos,e assim vai. Use também shampoos hidratantes e também shampoos suaves, indicados para pessoas alérgicas e crianças, que têm menos detergentes.
  2. Shampoo: menos é mais. Economize shampoo. Use pouca quantidade por lavada, e concentre o uso do shampoo próximo ao couro cabeludo, tentando evitar massagear todo o comprimento do fio. Deixe a porção do fio que está longe do couro cabeludo ser limpa “por tabela”. Use o menor número de vezes possível durante a semana. Assim, se lavar os cabelos apenas duas vezes por semana for suficiente para você, faça desta maneira.
  3. Capriche no condicionador. O condicionador dá brilho, diminui a eletricidade estática e aumenta a maciez do fio. Aplique condicionador em todo o fio, exceto na raiz dos cabelos. E aqui também vale procurar um condicionador apropriado para seu tipo de cabelo.
  4. Proteja seus cabelos se for nadar. Use touca de silicone, mais impermeável à água. E depois de nadar enxague bem os cabelos, lave e aplique condicionador.
  5. Faça máscaras capilares em casa. Use condicionadores de ação profunda uma ou duas vezes por semana, deixando o produto agir por 10 minutos.
  6. Faça sessões de hidratação no cabeleireiro uma vez por mês.


Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica

whatsapp
whatsapp