• Rua Doutor Veiga Filho 350, Conj. 708/709 | Higienópolis | São Paulo | SP
  • (11) 3663-3041 | (11) 3661-8109 | (11) 97056-7833

Blog

Calcanhar rachado

Calcanhar rachado
Dúvida:
Meus calcanhares são rachados, o que me incomoda principalmente no verão, quando uso sandálias abertas. Já tentei usar alguns cremes, mas o problema insiste em me acompanhar.

Lia.


Resposta da Dra. Lucia:

Lia, os calcanhares racham por uma soma de fatores. Um motivo é que a pele espessa, com calosidades, tem menos elasticidade. Outro motivo é a pressão do peso do corpo que, dia após dia, sobrecarrega essa área do corpo. Finalmente, se a pele estiver ressecada ela tem maior tendência a rachaduras. Além do incômodo estético, pés com rachaduras podem doer ou sangrar.

O tratamento se baseia em hidratar e esfoliar a pele do calcanhar. Assim, use diariamente um hidratante potente e específico para pés. Bons ingredientes ativos são uréia, ácido lático ou ácido salicílico. Aplique várias vezes ao dia. Para aumentar a penetração do produto, vista meias após a aplicação noturna, antes de dormir. A hidratação aumenta ainda mais se você embrulhar seus pés em filme plástico de PVC (tipo Magipack) antes de vestir a meia. Você pode fazer esse “curativo” uma ou duas vezes por semana.

Use lixa para pés ou pedra pomes uma vez por semana. Antes disso, deixe seus pés imersos por 15 minutos em uma bacia com água morna, o que amolece pele e facilita a remoção das calosidades pela lixa. Você também pode tampar o ralo do Box enquanto toma banho, e assim evita a necessidade de usar a bacia.

Se mesmo com esses cuidados seus pés não melhorarem em duas ou três semanas, procure um dermatologista. Existem condições de pele que favorecem o excesso de calosidades e rachaduras nos pés, como a psoríase.



Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica

whatsapp
whatsapp