• Rua Doutor Veiga Filho 350, Conj. 708/709 | Higienópolis | São Paulo | SP
  • (11) 3663-3041 | (11) 3661-8109 | (11) 97056-7833

Blog

Estrias e gestação

Estrias e gestação
Dúvida:
Quem não tem estrias? Quase todo mundo tem e particularmente nós, mulheres. Principalmente as que passaram por gravidez e amamentação. A maternidade vale esse preço, penso eu. Por isso convivemos razoavelmente bem com elas. Mas, dependendo do grau e da localização, elas podem deixar de ser toleráveis. Expor o corpo e revelar suas estrias passa então a ser penoso.

 

Gravidez

Quando o corpo aumenta de volume rapidamente, a pele precisa ter elasticidade suficiente para acompanhar esse aumento. Se não tiver, a distensão excessiva pode acarretar ruptura de fibras elásticas e de colágeno da pele, resultando estrias. 

Na gravidez, barriga e seios são as partes do corpo que mais aumentam de volume. Por causa disso, são os lugares em que mais aparecem estrias. Mas não são os únicos: também pode aparecer estrias em nádegas, virilha e coxas. O momento mais propício ao aparecimento é a partir do sétimo mês de gravidez, quando há uma maior distensão da pele. E pode ser que elas comecem a aparecer só nas últimas semanas da gestação.

Além da distensão da pele, natural em toda gestante, existem outros fatores que contribuem para o aparecimento de estrias na gravidez:

Predisposição familiar. Se sua mãe ou avó tiveram estrias, sua chance de ter também aumenta.

Idade. Quanto mais jovem a futura mamãe, maior o risco de estrias. Aqui, a idade maior conta a favor: é um fator de proteção anti-estrias. Gestantes com menos de 25 anos têm mais propensão a estrias do que gestantes com mais de 30 anos. E quanto mais jovem, maior o número e a intensidade das estrias. As jovens com menos de 20 anos têm grande risco de estrias na gestação.

Peso. Além do ganho de peso que naturalmente acontece na gravidez, nessa fase a mulher tem propensão a engordar. Se isso acontecer, vai aumentar a sobrecarga na pele.

Peso do feto. Quanto maior o nenê, maior o estiramento da pele e maior o risco para estrias. Grávida de gêmeos, você entra duplamente nessa categoria.

Prevenção

Para evitar estrias (e para o bem da saúde sua e do bebê), controle o peso durante o pré-natal e fique dentro das expectativas de seu ginecologista. Também mantenha a pele hidratada para aumentar sua elasticidade. Use creme hidratante assim que souber da gravidez, e incremente a frequência de aplicação conforme o corpo ganhar volume. Nos últimos dois meses aplique o creme várias vezes ao dia.

Mas, triste notícia, o uso de hidratante pode não ser eficaz, e existem estudos científicos que questionam sua utilidade. No entanto, minha postura é manter essa orientação.

Existe uma variedade grande de cremes hidratantes à disposição. Alguns são formulados especialmente para gestantes, o que não é fundamental. É importante pedir recomendação ao ginecologista ou ao dermatologista, pois existem ativos que devem ser evitados durante a gravidez, como uréia em concentração acima de 3% ou ácido retinóico.

Na hora de escolher entre hidratante ou óleo corporal, prefira o hidratante. O óleo não aumenta a hidratação da pele, apenas cria uma barreira que protege e mantém sua hidratação natural.

Tratamento

Se as estrias apareceram e estão incomodando, procure tratamento. Ele não vai eliminar, mas sim suavizar as estrias. Alguns tratamentos podem ser feitos durante a amamentação, outros devem esperar o final dessa fase. Mas nunca devem ser feitos durante a gestação.

Bons tratamentos são o laser fracionado e a radiofrequência microagulhada, que estimulam a produção de colágeno novo e a retração das estrias. As sessões podem começar durante a amamentação e podem ser intercaladas com sessões de luz pulsada, que ajudam a diminuir a cor vermelha das estrias.

Existem outras opções, como cremes à base de ácido retinóico, peelings químicos ou de cristais, e a intradermoterapia. Todos esses tratamentos têm como objetivo estimular a formação de colágeno novo para diminuir as estrias, mas devem ser feitos somente depois do nascimento do bebe. 



Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica

whatsapp
whatsapp