• Rua Doutor Veiga Filho 350, Conj. 708/709 | Higienópolis | São Paulo | SP
  • (11) 3663-3041 | (11) 3661-8109 | (11) 97056-7833

Blog

Finasterida - Calvície masculina

Finasterida - Calvície masculina
Dúvida:
Meu nome é Claudio, tenho 51 anos e há 5 anos tomo diariamente 1 mg de finasterida para controlar minha calvície. O resultado é muito bom, a queda de cabelos parou e eu não tenho nenhum efeito colateral. Gostaria de saber por quanto tempo posso tomar esse medicamento sem prejudicar minha saúde.

 

Claudio, sempre que uma pessoa toma um medicamento de uso prolongado ela deve ter retornos periódicos com o médico. No seu caso, é importante manter o seguimento com o dermatologista. Como a maioria dos medicamentos, a finasterida também pode ter efeitos adversos, e isso deve ser monitorado de maneira individual.

A grosso modo, o uso prolongado de 1 mg de finasterida ao dia é seguro e na maioria dos homens o tratamento pode ser mantido por muitos anos sem prejudicar saúde.


A finasterida

O medicamento inibe a ação da testosterona, hormônio masculino, no fio de cabelo. Desta maneira, a finasterida impede o afinamento progressivo do fio e a perda de cabelos, bloqueando e até revertendo a evolução da calvície. O efeito da medicação só acontece enquanto a pessoa mantiver uso do produto. Assim, ao suspender o tratamento, a calvície volta a evoluir.

A maioria dos homens não tem qualquer efeito colateral durante o tratamento. Numa minoria dos pacientes, que pode chegar a 2%, podem surgir problemas como diminuição de libido, disfunção erétil ou diminuição do volume da ejaculação. Em alguns casos pode haver diminuição de fertilidade durante o tratamento, e por isso pode ser interessante suspender a finasterida quando um casal tem planos de engravidar em breve.


Finasterida e PSA

O PSA, enzima produzida pela próstata, é valioso no screening para detecção precoce de câncer de próstata. Homens acima dos 40 anos devem submeter-se a exames rotineiros de PSA. Quem usa finasterida deve alertar o médico que está realizando este check-up. A finasterida diminui a dosagem do PSA, e a interpretação do exame deve ser modificada. Não existem evidências de que o uso continuado de finasterida aumente ou diminua a incidência de câncer de próstata.


Doação de sangue

O medicamento pode causar malformações em fetos. Isso afeta até mesmo gestantes que tenham recebido transfusão de sangue de doador em uso de finasterida. Por isso, quem toma finasterida não pode doar sangue durante o tratamento e por um mês após sua suspensão.



Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica

whatsapp
whatsapp