• Rua Doutor Veiga Filho 350, Conj. 708/709 | Higienópolis | São Paulo | SP
  • (11) 3663-3041 | (11) 3661-8109 | (11) 97056-7833

Blog

O vai e vem da dermatite atópica

O vai e vem da dermatite atópica

Meu filho de dois anos tem uma inflamação de pele que vai e vem e coça muito. Chama-se dermatite atópica. O que posso fazer para aliviar as coceiras dessa criança?

( Claudio)

 

Dermatite atópica é uma inflamação de pele que a deixa  vermelha, coçando e descamando. Esses sintomas podem ser suaves para alguns e severos para outros. Atinge mais as crianças e felizmente costuma melhorar com a idade. Mas enquanto a tendência à dermatite persistir, ela continuará aparecendo e desaparecendo. Para evitar ou diminuir os momentos de crise, é necessário tomar uma série de medidas preventivas.

O tratamento preventivo

  1. A pele de quem tem dermatite atópica é naturalmente ressecada. E o ressecamento, quando intenso, deflagra a crise. Assim, combater o ressecamento é fundamental. E, sem querer, a gente pode agravar o ressecamento da pele. Como? No banho. Para não aumentar o ressecamento da pele do seu filho, use, em pouca quantidade, sabonetes suaves, próprios para crianças ou para pessoas com pele sensível e propensa a alergias, e dê banhos curtos, com água morna ou fria, sem usar bucha ou esponja de banho.
  2. Aplique regularmente cremes hidratantes. Cremes espessos são mais eficientes em momentos de crise, porém têm um toque menos agradável por serem grudentos . No dia a dia, fora de crise, uma loção fluida é melhor absorvida e mais tolerada pela criança. O hidratante deve ser aplicado todos os dias, depois do banho. Se a pele ainda ficar ressecada, reaplique nas zonas sensíveis mais de uma vez durante o dia.
  3. Experimente usar vaselina. Vaselina semi-sólida ou líquida, comprada em farmácia, sem nenhum ingrediente ativo, funciona como hidratante. É uma arma a mais, valiosa quando os hidratantes convencionais ardem em peles sensibilizadas pela alergia.
  4. Prefira roupas de tecidos naturais, como algodão, e evite os sintéticos. Isso se aplica também às fantasias de princesa e de super-herói: existem as versões em algodão.
  5. Não agasalhe exageradamente. Calor e o suor deflagram dermatite.
  6. Use sabão de coco e evite amaciante. Tanto em roupas quanto em lençóis e toalhas de seu filho.
  7. Evite pó em todos os ambientes da casa, principalmente no quarto da criança. Lembre-se que o pó pode estar acumulado em brinquedos, bichinhos de pelúcia, cortina, tapete, colcha, travesseiro. Aliás, elimine o tapete do quarto da criança.

O tratamento de uma crise

Nesses momentos procure ajuda. Quanto antes o tratamento começar, mais rápida será a melhora e menores as chances de a crise se intensificar. O tratamento pode ser feito com cremes ou medicamentos por boca, sempre de acordo com a necessidade. Passada a crise, não relaxe e continue seguindo o tratamento preventivo.



Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica

whatsapp
whatsapp