• Rua Doutor Veiga Filho 350, Conj. 708/709 | Higienópolis | São Paulo | SP
  • (11) 3663-3041 | (11) 3661-8109 | (11) 97056-7833

Blog

Tratamento de Herpes Labial

Tratamento de Herpes Labial

Herpes é causado por vírus. O contato com o vírus do herpes simples, chamado de HSV-1, acontece em aproximadamente 90% da população. Algumas pessoas não desenvolvem sintomas. Outras, no entanto, apresentam aquela lesão labial que vai e volta várias vezes ao longo da vida. A crise acontece por reativação viral. A lesão típica é um grupinho de pequenas bolhas bem juntinhas. A pele sob as bolhas é avermelhada, e a ferida dói ou incomoda. Essa sensibilidade antecede em um ou dois dias o aparecimento das lesões visíveis na pele. Mesmo sem tratamento o herpes acaba cicatrizando sozinho, em 1 ou 2 semanas. Mas mesmo assim, vale a pena tratar o herpes labial. Porque ele dói, incomoda, e é feio. Além do mais, porque é contagioso.

Esse post serve para orientar o que fazer durante a crise de herpes labial.

 

1. Trate-se.

O melhor tratamento é à base de medicamentos antivirais, que podem ser sob a forma de comprimidos ou em creme. Dentre as duas opções, sempre sob orientação médica, a mais eficaz é o uso por via oral.

O ideal é começar a tomar o antiviral assim que você sentir o formigamento que antecede o aparecimento das as lesões visíveis na pele. O tratamento evita o desenrolar da crise ou minimiza os sintomas e a duração.

Os antivirais de uso tópico abrandam os sintomas mas não são tão eficazes como os de uso oral. Devem ser aplicados várias vezes durante o dia. O uso do creme também deve começar antes de as lesões se tornarem visíveis. O tratamento tópico pode incrementar o tratamento por via oral.

 

2. Não cutuque as feridinhas

As bolhas do herpes são repletas do vírus HSV-1. Assim, ao estourar uma bolha, você pode espalhar o problema para outras pessoas. Além disso, cutucar com suas mãos pode infeccionar a ferida.

 

3. Para diminuir o incômodo, aplique gelo

Isso ajudará a diminuir a dor e o inchaço. Repita o procedimento algumas vezes ao dia.



Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica

whatsapp
whatsapp